História
Parada de Taipas é um bairro, localizado na região noroeste de São Paulo, tendo como principais vias de acesso: avenida Raimundo Pereira de Magalhães (conhecida como Estrada Velha de Campinas), avenida Elísio Teixeira Leite, avenida Deputado Cantídio Sampaio e Rodoanel Mário Covas. Está situado no distrito de Jaraguá. Seu aniversário é comemorado aos 1 de outubro, data de inauguração da estação de trem Jaraguá.
Um dos bairros mais setentrionais de São Paulo, situado na região do Vale do Rio Juqueri e da Serra da Cantareira, Taipas é um núcleo urbano isolado do restante da cidade por um cinturão verde cada vez mais tênue assim como Perus. Teve origem numa parada do trem que ligava a cidade à Jundiaí.
A região do Vale do Rio Juqueri e da Serra da Cantareira foi zona de passagem de tropas militares e importante entreposto de abastecimento durante o período colonial e sob a vigência do Império, fato que ficaria materializado em vias que fazem a ligação de municípios como Franco da Rocha e Caieiras e os bairros de Pirituba e Jaraguá.
Seu nome vem exatamente por ser um posto de passagem e abastecimento (parada) para as tropas militares e do grande números de casas feitas de taipa ali existentes.
Em 2011, através do político Chico Macena , Taipas poderá ser o 97 Distrito da cidade de São Paulo, através do projeto de lei nº 350/2006 que está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.